Investiguei um pouco em diversos sites internacionais e chego à conclusão que a melhor tradução para esta prática é, de facto, “caça enlatada”.
Mas afinal o que é a “caça enlatada”?
É a prática de caçar animais (supostamente selvagens) em locais privados delimitados por cercas ou por outro tipo de limites. Segundo a Campaign Against Canned Hunting Inc, (CACH), na África do Sul existem inúmeras “reservas de caça” deste tipo. Mas também as há em outros locais do planeta.
Que tipo de animais existem nestes locais?
Os animais mortos nestes espaços podem ser comprados a criadores privados, a traficantes de animais, a jardins zoológicos ou circos. Estes animais são muitas vezes criados pelo homem, pelo que não têm o natural receio do mesmo. São animais semi-domesticados que se tornam alvos fáceis do homem.
Os animais são conseguem fugir dos caçadores tanto por questões físicas como por questões mentais: por um lado existem as cercas e por outro o hábito da presença do homem. Os animais selvagens são criados pelo homem com um único propósito: serem mortos por corajosos e intrépidos caçadores.
Às leoas, por exemplo, são retiradas as crias, para que possam entrar no cio novamente e, consequentemente, procriar mais do que se verifica no seu estado selvagem. As crias, por sua vez, são alimentadas e tratadas pelo homem e alugadas a resorts de “eco-turismo” para que convivam com os turistas. A estes é garantido que as crias, uma vez adultas, serão postas em liberdade. Ora isto não acontece. São uma reserva da “canned hunting”.
É do conhecimento geral que, quando se protegem animais selvagens com o intuito de os libertar, o contacto entre o homem e os animais deve ser o mínimo possível para não acontecer o que sucede neste tipo de caça – o animal está habituado à presença do homem e, como tal, não se defende de forma alguma.
Relação existente entre a indústria da “caça enlatada” e os jardins zoológicos e os circos
As crias de animais ditos selvagens são uma atracção para as pessoas que visitam os jardins zoológicos e estes tentam que exista uma grande reprodução. Mas, de uma maneira geral, os jardins zoológicos não se conseguem expandir territorialmente, pelo que existirão animais em excesso. Estes animais muitas vezes são vendidos para estas “reservas de caça enlatada”.
Nos circos o que se passa é que os animais chegam a um ponto na sua vida em que não conseguem responder “adequadamente” às solicitações dos domadores. Portanto, segundo os mesmos, já não servem para nada. Assim sendo, são vendidos a estas coutadas para que alguém muito corajoso lhe ponha termo à vida e possa levar para casa um troféu de caça.
Ponto de situação
Ao contrário do que é veiculado pelos relatórios oficiais e pelos media da África do Sul, este tipo de caça não foi banido desse território, sendo até um negócio em crescimento. Nos Estados Unidos existem também imensos ranchos onde se pratica este tipo de caça.
O que podemos fazer?
. Ver o vídeo que se segue.
. Assinar a petição da "The Campaign Against Canned Hunting" cujo link se encontra neste blogue (em cima, à direita).
. Passar a palavra a amigos e familiares.
. Boicotar todos os locais que directa ou indirectamente desenvolvam este tipo de actividades.
Para mais informações consulte, entre outros, os sites:
http://www.cannedlion.co.za/about.html
http://www.hsus.org/
3 comentários:
Não vás mais longe...existem deste tipo de resorts em Espanha.
Mas gostava de acrescentar que essa história de obrigar os animais a reproduzirem-se fora dos seus ciclos é precisamente o que acontece(talvez té com mais intensidde e organização) para todos nós comermos carne à fartazana(e dirão vocês, mas nós somos omnívoros precisamos de carninha para viver, a proteína vegetal não é o mesmo que a proteína animal e tal...) Ok. Mas então e o leite? Precisamos de leite para? Para o cálcio...ah ok! Nós somos o único animal(irracional...) que "mama" leite de outra espécie, e devo dizer-vos que a produção de leite é totalmente desumana!!! Tinha um mail muito fixe sobre isto, vou ver se o encontro para te enviar.
Tb sou contra a "caça enlatada", mas olha, foi isto que me saiu ao ler o post.
Beijos
Micas, obrigada pelo comentário. Estou totalmente de acordo contigo.
Beijocas
gostei muito da matéria meus parabéns
Enviar um comentário